top of page

Uma criação coletiva da Cia TREME TERRA inspirada na mitologia dos orixás, composta por coreografias e músicas que dialogam com este universo e formam fotografias da diáspora

africana e suas influências sobre outras culturas existentes na grande metrópole. TERREIRO URBANO está baseado na representação simbólica de um xirê (cerimônia tradicional de saudação e exaltação a todos os orixás, sequência de danças do candomblé, que começa com Exu e finaliza com Oxalá), uma releitura contemporânea, um caleidoscópio da cultura afro-brasileira a partir da mitologia dos orixás, seus cantos e movimentações.

 

Na crença yorubá, os orixás representam as forças da natureza e recebem a incumbência de criar e governar a terra, ficando cada entidade responsável pelas dimensões emocionais, sociais e culturais da sociedade. As danças legitimam o sagrado e principalmente comunicam, trazem antigas memórias, ancestralidade, mitos fundadores e também a estética ritualizada do orixá.

 

Com o intuito de investigar o terreiro tradicional em seu contexto urbano, as músicas caminham nessa mesma perspectiva: canções brasileiras algumas cantadas em dialeto yorubá e Angola são acompanhadas dos toques tradicionais específicos dos orixás (ijexá, congo, barra-vento, alujá, batá, ilú, e outros), formando trilhas autorais que são executadas em tambores tradicionais, tambores de Sucatas, instrumentos convencionais (flauta, saxofone, cavaquinho e contrabaixo) e instrumentos eletrônicos (processadores digitais), formando arranjos peculiares contemporâneos que misturam elementos da música tradicional dos terreiros e da música moderna urbana.

Álbum Terreiro Urbano

Segundo disco dá Cia, apresenta a trilha do espetáculo homónimo baseado na representação simbólica de um xirê (cerimônia tradicional de saudação e exaltação a todos os orixás, sequência de danças do candomblé, que começa com Exu e finaliza com Oxalá). Terreiro Urbano conta com participações de Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Z'África Brasil e Adriana Morreira.

Ouça na sua plataforma de streaming preferido

  • Grey Spotify Ícone
  • Grey Deezer Ícone
  • Ícone cinza Amazon
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey iTunes Ícone
  • Grey Tidal Ícone
  • Grey SoundCloud Ícone
  • Grey Bandcamp Ícone

Iansã - Terreiro Urbano - Treme Terra

Há Dádiva de Katendê - Treme Terra

Iansã - Terreiro Urbano - Treme Terra

Oduduwa - Terreiro Urbano - Treme Terra

bottom of page